Depois de ter sido exibido no ano passado na Selecção Oficial da secção Heart Beat do DocLisboa e na secção Cinema Falado do Porto/Post/Doc, o filme “Margot“, da realizadora Catarina Alves Costa, estreia esta quinta-feira, 30 de março, no cinema Ideal, em Lisboa, como parte do programa “6.doc – o Doclisboa no Ideal”.
Segundo o comunicado da distribuidora Midas Filmes, no dia de estreia, na sessão das 19:00h, o documentário biográfico sobre Margot Dias será apresentado pela realizadora, que também marcará presença na sessão de sábado dia de abril, no mesmo horário, em que, no final da projeção, estará à conversa com Miguel Vale de Almeida, antropólogo e professor universitário. Seguem-se sessões nos dia 3 e 5 de abril.
“Entre 1958 e 61, Margot Dias integrou quatro missões etnográficas ao extremo Norte de Moçambique. Filmou e gravou muitas horas, registos visuais e sonoros únicos da cultura makonde. Essa viagem mudou a sua vida, como se o encontro com o outro tivesse o poder e a força de a fazer reencontrar-se a si mesma. É essa mulher por detrás dos registos destas viagens que procuramos retratar, indo até à sua juventude na Alemanha dos anos 20, ao encontro e casamento com o etnólogo português Jorge Dias, e às missões que fizeram juntos à então colónia portuguesa de Moçambique”, resume a Midas.
A distribuidora salienta ainda que de 30 de Março a 5 de Abril, a estreia de “Margot” decorre em simultâneo com a do filme “Dancing Pina” de Florian Heinzen-Ziob, que na sexta-feira, 31 de Março, será apresentado por José Sasportes, escritor, historiador da dança e ex-Ministro da Cultura.
Assista ao trailer de “Margot”: