“Mary’s Monster”: Em desenvolvimento um filme sobre Mary Shelley, autora de Frankenstein

A escritora britânica Mary Shelley (1797-1851), mais conhecida pelo seu romance gótico, “Frankenstein”, vai ser a fonte de inspiração do filme “Mary’s Monster“, um novo projeto que está a ser desenvolvido pelo estúdio Fulwell 73 e o Rose Pictures.

O filme seguirá a luta da escritora para completar sua obra-prima, publicada em 1818. Farren Blackburn (Shut In – Reféns do Medo) dirigirá a longa-metragem a partir de um guião escrito por Deborah Baxtrom (Living with Frankenstein).

“Apavorada em dar voz à escuridão do subconsciente da sua mente, Mary Shelley trava uma perigosa batalha com o seu próprio ‘monstro interior’ enquanto luta para escrever o seu romance seminal de ficção científica, ‘Frankenstein’”, diz a descrição do filme.

Elle Fanning no filme “Mary Shelley”

A vida de Shelley já inspirou dezenas de autobiografias, bem como produções de cinema e televisão, incluindo o mais recente filme biográfico “Mary Shelley” (2017), protagonizado por por Elle Fanning, centrado no relacionamento da autora com o seu marido Percy Bysshe Shelley, interpretado por Douglas Booth.

Já com mais de 200 anos, o livro foi considerado por especialistas como o primeiro romance de ficção científica da história, inspirando inúmeras adaptações cinematográficas, televisivas e teatrais. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo género de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental.

Como se sabe, a história segue Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro no seu laboratório. Acredita-se que Shelley tenha escrito o romance quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, durante uma estadia no Lago Genebra junto com o seu marido e o poeta Lord Byron, onde o trio se divertia com histórias de fantasmas. Mary Shelley morreu aos 53 anos, supostamente devido a um tumor cerebral.

Artigos relacionados