O National Geographic Portugal estreia esta segunda-feira, dia 9 de outubro, pelas 22:10h, o documentário “Bobi Wine: O Presidente do Povo” (Bobi Wine: The People’s President), um filme realizado por Moses Bwayo e Christopher Sharp, que apresenta um olhar emocionante sobre as lutas de poder no Uganda.
O documentário mostra a forma como o músico e ativista Bobi Wine utilizou a sua música para lutar contra o regime ditatorial de Yoweri Museveni, e traça a sua improvável ascensão de estrela pop a político para procurar pôr fim à brutal ditadura do Uganda.
Nascido nos bairros sociais de Kampala, Bobi Wine, líder da oposição ugandesa, antigo deputado, ativista e músico de renome nacional, arrisca a sua vida e as vidas da sua mulher, Barbie, e dos seus filhos para lutar contra o regime opressor liderado por Yoweri Museveni. O ainda Presidente está no poder desde 1986 e alterou a Constituição do Uganda para se poder candidatar a mais um mandato de cinco anos.

Ao candidatar-se às eleições presidenciais de 2021, Bobi Wine usa a sua música para denunciar o regime ditatorial e apoiar a sua missão de vida de defender os oprimidos e o povo sem voz do Uganda. Nesta luta, tem também de enfrentar a polícia e os militares do país, que não têm medo de usar a violência e a tortura numa tentativa vã de o intimidar e silenciar a ele e aos seus apoiantes.
“Bobi Wine: O Presidente do Povo” oferece uma visão privilegiada da impressionante jornada do músico e ativista na luta pela liberdade e pela justiça através da música, para dar voz ao povo ugandês.