Depois de ter recebido a Menção Especial do Júri do LEFFESTT 2023, o drama biográfico “O Processo Goldman” (Le Procès Goldman), do cineasta francês Cédric Kahn, protagonizado por Arieh Worthalter, é um dos primeiros títulos que vai chegar aos cinemas portugueses em 2024.
A trama do filme passa-se em novembro de 1995 e conta a história do segundo julgamento de Pierre Goldman (Worthalter), um militante francês de esquerda. Durante o seu primeiro julgamento, Goldman havia sido condenado a pena de prisão perpétua por ter cometido quatro assaltos à mão-armada, dos quais teriam resultado duas mortes.
Após declarar a sua inocência relativamente a esta última acusação, o julgamento transforma-se numa cause célèbre que reflete as tensões políticas, ideológicas e raciais que marcam os anos 70 na Europa. Evasivo e provocador, Goldman contribui para o mediatismo em torno de um caso que dividiu o estado francês e alimentou a polarização entre a esquerda intelectual e a direita conservadora.
“Demorou algum tempo até esta ideia maturar para entender que não era a história ou vida de Goldman que me interessava, mas as suas palavras e os seus pensamentos que me levaram até ao julgamento. Porque que melhor palco pode haver para um discurso do que um julgamento?”, disse o realizador numa entrevista acerca do filme.
“O Processo Goldman” vai estrear nos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, 4 de janeiro. Assista ao trailer legendado: