A animação portuguesa “Os Demónios do Meu Avô“, a primeira longa-metragem do realizador Nuno Beato, vai finalmente chegar às salas de cinema nacionais. A estreia está agendada para a próxima quinta-feira, 22 de junho.
As figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho e a paisagem transmontana servem de inspiração para o imaginário do filme, que segue Rosa, uma profissional de topo, altamente cotada no mercado empresarial, que leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado, devido ao trabalho inesgotável, acaba por lhe provocar um súbito ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas.

Rosa decide, então, abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô. Ao chegar à propriedade isolada, no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e os campos.
Rosa, contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados pelo seu avô que parecem, por vezes, ganhar vida, aconselhando-a e orientando-a e consolando-a, como ele próprio teria feito.

Esta produção da Sardinha em Lata, apresentada como o primeiro filme português em animação de volumes, uma técnica conhecida pelo termo em inglês,” Stop Motion”, já foi exibida em Portugal no Caminhos Film Festival, e no CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação, onde venceu o Grande Prémio Competição Internacional Longas Metragens.
O filme também já passou por vários festivais internacionais, como o de Annecy, em França, e o Festival de Sevilha, em Espanha, onde esteve nomeado este ano para os prémios Goya. Assista ao trailer e não perca a estreia em cinema de “Os Demónios do Meu Avô”.









