Na próxima quinta-feira, dia 15 de junho, a Nitrato Filmes estreia nos cinemas nacionais a a comédia dramática francesa “Os Piores” (Les Pires), a primeira longa-metragem das cineastas Lise Akoka e Romane Gueret, uma ficção sobre a filmagem de uma ficção cujo tema central é a infância desfavorecida.
Passado nos subúrbios de Boulogne-Sur-Mer, no norte de França, o filme acompanha a produção de uma longa-metragem em que o realizador Gabriel (Johan Heldenbergh) recorre ao projeto habitacional Cité Picasso para selecionar o elenco, um casting em que pede jovens atores com “personalidades atípicas”, um processo semelhante ao que as cineastas fizeram na vida real para encontrar o elenco do filme.
O filme de Gabriel gira em torno do relacionamento entre uma adolescente grávida e o seu irmão mais novo, que tem medo de abandono. Ávido por obter atuações de rigorosa autenticidade, escolhe quatro adolescentes da classe trabalhadora para atuar no filme, perante a surpresa e a consternação da comunidade local, que questiona a escolha do realizador pelos “piores”. À medida que ensaiam, filmam e interagem com o elenco, surgem ciúmes, cruzam-se linhas e levantam-se questões éticas, com resultados estimulantes e, por vezes, sombriamente divertidos.
“Os Piores” foi exibido em estreia mundial no Festival de Cannes 2022, onde venceu o prémio de Melhor Filme da secção “Un Certain Regard”. Assista ao trailer legendado: