Foram anunciados esta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, os vencedores da 49ª edição dos Prémios César, distinções atribuídas anualmente pela Académie des Arts et Techniques du Cinéma, popularmente conhecidos como os “Óscares” do cinema francês.
O aclamado “Anatomia de uma Queda“, de Justine Triet, foi o mais premiado da noite ao arrecadar seis estatuetas, incluindo Melhor Filme, Realização e Melhor Atriz pela interpretação de Sandra Hüller.
Logo a seguir aparece “Reino Animal“, um drama de fantasia de Thomas Cailley, que conquistou quatro César, todos nas categorias técnicas. Destaque também para “Quatro Filhas“, de Kaouther Ben Hania, eleito Melhor Documentário, e para “Simple Comme Sylvain“, de Monia Chokri, que superou “Oppenheimer“, de Christopher Nolan, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Veja o palmarés completo da 49ª edição dos Prémios César:
MELHOR FILME
– “Anatomia de uma Queda”
MELHOR REALIZAÇÃO
– Justine Triet (Anatomia de uma Queda)
MELHOR ATOR
– Arieh Wolthalter (O Processo Goldman)
MELHOR ATRIZ
– Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda)
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
– Swann Arlaud (Anatomia de uma Queda)
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
– Adèle Exarchopoulos (Je Verrai Toujours Vos Visages)
MELHOR ATOR REVELAÇÃO
– Raphaël Quenard (Chien de la Casse)
MELHOR ATRIZ REVELAÇÃO
– Ella Rumpf (Le Théorème de Marguerite)
MELHOR PRIMEIRO FILME
– “Chien de la Casse”, de Jean-Baptiste Durand
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
– “Anatomia de uma Queda”
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
– “Só Nós Dois”
MELHOR FILME ANIMAÇÃO
– “Linda Veut du Poulet!”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
– “Quatro Filhas”
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
– “Simple Comme Sylvain”
MELHOR FOTOGRAFIA
– “Reino Animal”
MELHOR MONTAGEM
– “Anatomia de uma Queda”
MELHOR SOM
– “Os Três Mosqueteiros: Parte 1: D’Artagnan/Parte 2: Milady”
MELHOR BANDA SONORA
– “Reino Animal”
MELHOR GUARDA-ROUPA
– “Reino Animal”
MELHOR DESIGN PRODUÇÃO
– “Os Três Mosqueteiros: Parte 1: D’Artagnan/Parte 2: Milady”
MELHOR EFEITOS VISUAIS
– “Reino Animal”
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
– “L’Attente”
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
– “Été 96”
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
– “La Mécanique des Fluides”