“Prémios Goya”: “Alma Viva” nomeado na categoria de Melhor Filme Ibero-americano

Foram anunciados esta manhã os nomeados aos Prémios Goya, a versão dos Óscares do cinema espanhol, e da lista faz parte o filme “Alma Viva“, a primeira longa-metragem da cineasta luso-francesa Cristèle Alves Meira.

A produção nacional foi nomeada na categoria de Melhor Filme Ibero-americano, que inclui também “La Memoria Infinita” (Chile), “La Pecera” (Porto Rico), “Puan” (Argentina) e “Simón” (Venezuela).

Great Yarmouth: Provisional Figures, de Marco Martins, que a Academia Portuguesa de Cinema (ACP) submeteu como candidato ao Goya de Melhor Filme Europeu, não conseguiu a almejada nomeação.

Nesta categoria foram nomeados “Aftersun” (Reino Unido), “Anatomia de uma Queda” (França)”, “As Oito Montanhas” (Itália), “Safe Place” (Croácia) e “A Sala de Professores” (Alemanha).

Filme “Alma Viva”

Dos nomeados consta ainda “They Shot The Piano Player”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, com coprodução portuguesa, que concorre pelo prémio de Melhor Filme de Animação.

20.000 Espécies de Abelhas“, de Estibaliz Urresola Solaguren, parte na frente com 15 nomeações, seguido por “A Sociedade da Neve“, de J.A. Bayona, com 13. “Fechar os Olhos“, de Víctor Erice, e “Saben Aquell”, de David Trueba, foram nomeados em 11 categorias.

Os vencedores serão anunciados na 38ª edição dos Prémios Goya, organizada pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha, numa cerimónia que vai decorrer em Valladolid, no dia 10 de fevereiro de 2024.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados