A Prime Video anunciou esta segunda-feira (19) que vai estrear em exclusivo um documentário que analisa intimamente os últimos 12 dias da carreira de sucesso do atleta suíço Roger Federer no ténis profissional.
Originalmente concebida como um vídeo caseiro que não estava destinado à distribuição pública, o documentário, ainda sem título oficial, foi realizado por Asif Kapadia, vencedor de um Óscar por “Amy“, biopic documental de Amy Winehouse, e corealizado por Joe Sabia.
De acordo com o comunicado da plataforma de streaming, o filme “capta Federer no seu estado mais vulnerável e sincero, enquanto se despede de um desporto e dos fãs que moldaram a sua vida durante duas décadas.”
A longa-metragem é acompanhada de entrevistas com rivais lendários que são amigos íntimos, como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray, em que Federer oferece um acesso sem precedentes à relação entre estas estrelas inigualáveis.

“Inicialmente, a ideia era captar os últimos momentos da minha carreira de tenista profissional para poder mostrá-los mais tarde à minha família e amigos. Durante a minha carreira, tive tendência a ser tímido em relação a ter câmaras à minha volta e da minha família, especialmente em momentos importantes. Mas não vi qualquer problema em filmar isto se nunca iria ser mostrado ao público. Ainda assim, captamos muitos momentos poderosos e tornou-se uma viagem profundamente pessoal”, disse Federer.
O ex-tenista suíço que já foi recordista de títulos de Grand Slam com vinte conquistas, acrescentou ainda que está contente com a parceria com a Prime Video, devido ao seu vasto alcance em todo o mundo e à sua presença significativa na indústria cinematográfica. “Isto garante que a história dos meus últimos dias no ténis vai conectar tanto os entusiastas do ténis como ao público em geral em todo o mundo”, conclui.
Segundo fontes ligadas à Amazon Prime Video, mas ainda sem confirmação oficial, o documentário deve ser lançado no início de julho, numa altura em que tem início mais uma edição do torneio de Wimbledon.