“Retratos Fantasmas”: Documentário vai estrear em simultâneo no Brasil e em Portugal

Na próxima quinta-feira, dia 24 de agosto, estreia em simultâneo no Brasil e em Portugal, o documentário “Retratos Fantasmas“, a quinta-longa-metragem do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, que foi exibido pela primeira vez na secção “Sessões Especiais” do Festival de Cannes 2023.

Neste seu novo filme, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, Kleber, a partir da janela do apartamento onde morou boa parte da vida e filmou várias das suas obras, aborda o adensamento acelerado nos grandes centros urbanos e, mais especificamente, no Recife, a capital do estado de Pernambuco.

“Como em tantas outras cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife, mas com a passagem do tempo, as ruínas dessas grandes salas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade”, lê-se na sinopse oficial.

Composto em grande parte por material de arquivo, o documentário usa fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na Cinemateca Brasileira, no Centro Técnico Audiovisual e na Fundação Joaquim Nabuco, trazendo o espaço histórico e humano como o personagem principal.

Em “Retratos Fantasmas”, o cineasta pernambucano transporta mais uma vez lembranças e lugares de afeto ao seu cinema, como em “O Som ao Redor” (2012) e “Aquarius (2016). Assista ao trailer do filme, distribuído em Portugal pela Nitrato Filmes:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados