A RTP2 vai estrear esta quinta-feira, 22 de fevereiro, pelas 22:45h, a série documental “Fight the Power – Como o Hip-Hop Mudou o Mundo“, uma produção da BBC Studios e PBC, criada por Chuck D, que conta com a participação de rappers como Ice-T, Eminem, Fat Joe, entre outros.
A série é uma história de luta, triunfo e resistência, através de uma forma de arte única que narrou as emoções, experiências e expressões das comunidades negras: o Hip Hop. O ícone do rap Chuck D conta a história de como o hip-hop se tornou uma força global de mudança.
Através de entrevistas, arquivos e filmagens especiais, a série documental de 4 episódios, emitidos sempre às quintas-feiras e no mesmo horário, oferece um retrato da relação única entre o Hip Hop e a história política dos EUA, desde as ruínas fumegantes do Bronx na década de 1970 até os dias atuais.
Com uma galáxia de estrelas do rap, especialistas culturais e historiadores, cada episódio revela como o rap protestou contra as injustiças, revolucionou a sociedade e falava a verdade ao poder. Chuck D esteve na vanguarda da transformação do rap numa plataforma para expressão política e um veículo para a justiça social. Cofundador da banda de rap norte-americana Public Enemy, a sua música transmitiu lições sobre história e consciência negra enquanto procurava derrubar preconceitos raciais.
“Fight the Power”, single da banda lançado em 1989, tornou-se um hino que clama pela união contra a opressão e que continua a ressoar até aos dias de hoje. Frequentemente considerada a mais importante canção de hip hop, “Fight the Power” está na Biblioteca do Congresso e foi eleita em 2021 a segunda melhor música de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
No primeiro episódio, a série dá conhecer quais os fatores que levaram ao nascimento do Hip Hop e ao seu primeiro hit socialmente consciente “The Message” da banda Grandmaster Flash and the Furious Five, em 1982.