Já terminaram as filmagens da série criminal luso-islandesa “Cold Haven“, que provavelmente terá o título português “Refúgio do Medo”, uma coprodução entre a portuguesa SPi e a islandesa Glassriver, que foi gravada no arquipélago islandês Vestmannaeyjar, na capital do país, Reykjavík, e em Lisboa, para ser emitida na RTP numa data de 2025.
Escrita por Filipa Poppe, Joana Andrade e Sveinbjörn I. Baldvinsson, e com a realização de Arnór Pálmi Arnarsson e de Tiago Alvarez Marques, o elenco conta com a participação dos atores portugueses Maria João Bastos, Ivo Canelas, Catarina Rebelo, Rui Morisson e Cleia Almeida, e do lado islandês com Kristín Þóra Haraldsdóttir, Anna Svava Knútsdóttir, Elva Ósk Ólafsdóttir e Sveinn Ólafur Gunnarsson
De acordo com o Deadline, que divulgou as primeiras imagens, o thriller policial de oito episódios investiga a experiência da imigração, acompanhando a detetive islandesa Soffia, que regressa à sua cidade natal e é enviada para tentar solucionar o assassinato de uma jovem portuguesa na comunidade lusa nas Ilhas Westman, na Islândia, mas que terá também de confrontar o seu próprio passado.
“É uma série que funde as paisagens deslumbrantes de Vestmannaeyjar com a vibrante cultura de Lisboa. Este thriller policial é uma prova do poder da colaboração internacional”, disse Andri Ómarsson, produtor executivo e CEO da Glassriver.
José Fragoso, da RTP, referiu que os países nórdicos são uma referência global no setor audiovisual, e que esta coprodução será uma oportunidade única para as equipas portuguesas – escritores, atores, realizadores e produtores – partilharem conhecimento e experiências com profissionais islandeses. “O resultado será, sem dúvida, um thriller emocionante, filmado em dois países com atmosferas radicalmente diferentes, mas igualmente inspiradoras”, concluiu.
Veja a galeria com as novas imagens (clique para ampliar). Fotos/Divulgação: © SPi/Glassriver