Nas noites de sábado dos dias 3, 10 e 17 de agosto, o TVCine Edition vai dedicar o especial de programação “Tripla O Cinema de Akira Kurosawa” a um dos maiores e mais influentes realizadores da história do cinema, Akira Kurosawa (1910-1998), com a exibição de três títulos incontornáveis: ” Os Sete Samurais”, considerado a sua obra-prima, e ainda “O Trono de Sangue” e “Yojimbo: O Invencível”.
Kurosawa, o primeiro realizador japonês a conseguir um culto internacional, teve uma longa e prolífica carreira que atravessou seis décadas e que nos presenteou com alguns dos mais importantes filmes do século passado. Em 1990 recebeu o Oscar honorário “por realizações cinematográficas que inspiraram, encantaram, enriqueceram e entretiveram o público mundial e influenciaram cineastas em todo o mundo”.
Veja o vídeo promocional e conheça os três filmes deste pequeno especial:
3 de agosto – “Os Sete Samurais” (1954)
No século XVI, exasperados com as incursões de grupos de bandidos, que lhes roubam as colheitas e as mulheres, um grupo de camponeses pede auxílio aos samurais. Seis guerreiros, chefiados por Kambei e pelo filho de um camponês, decidem defender os camponeses sem receber pagamento (apenas casa e comida), pois têm a convicção de cumprir um dever. Épico de ação que foi à época o mais caro filme feito no Japão, a obra-prima de Akira Kurosawa tornou-se um dos títulos mais influentes da história do Cinema. Takashi Shimura, Toshiro Mifune, Yoshio Inaba, Seiji Miyagushi, Minoru Chiaki, Daisuke Kato e Ko Kimura são os protagonistas.
10 de agosto – “O Trono de Sangue” (1957)
O general Washizu e o general Miki perdem-se na floresta e encontram uma bruxa, que prevê que Washizu será rei e que será sucedido pelos herdeiros de Miki. É então que Washizu mata o seu senhor, Kuniharu Tsuzuki, e Miki. A bruxa prevê agora que ele estará a salvo enquanto a floresta não se puser em movimento. Mas o filho de Miki ataca o castelo de Washizu, usando as árvores da floresta como camuflagem. O filho de Washizu nasce morto, a sua mulher enlouquece e ele é traído pelos seus homens. Adaptação livre de Macbeth, de William Shakespeare, com Toshiro Mifune, Isuzu Yamada, Minoru Chiski, Takamaru Sasaki, Takashi Shimura, Akira Kubo e Yoichi Tachikawa.
17 de agosto – “Yojimbo: O Invencível” (1961)
Uma pequena cidade a norte de Tóquio vive sob o domínio de dois grupos de bandidos: um deles protege os mercadores de seda, o outro os de saké. Um samurai mercenário, Sanjuro Kuwabatake, vende os seus serviços às duas quadrilhas e assiste à destruição recíproca dos inimigos. Porém, a chegada de Unosuke, irmão de um dos chefes rivais, munido de uma arma de fogo única em toda a região, vai endurecer o conflito. Fingindo aliar-se a Unosuke, Sanjuro Kuwabatake mata vários dos seus asseclas até ser finalmente descoberto e preso. Entretanto, a batalha final aproxima-se. Toshiro Mifune (que por este filme venceu o Prémio de Melhor Ator no Festival de Veneza), Eijiro Tono, Kamatari Fujiwaea e Takashi Shimura formam o elenco.