TVCine Edition estreia o documentário de guerra “Mariupol: A História das Pessoas”

A partir das 22:00h desta segunda-feira, 6 de março, o TVCine Edition estreia em exclusivo “Mariupol: A História das Pessoas” (Mariupol: The People’s Story), um poderoso documentário que é emitido na data em que se assinala um ano desde a condecoração de Mariupol com o título honorário de Cidade Heroica da Ucrânia, que regista de forma definitiva o que lá se viveu, pela lente e pela voz daqueles que sobreviveram à destruição.

Realizado por Robin Barnwell e produzido por Hilary Andersson, o documentário, com a chancela Panorama BBC e com cerca de 1h 30m de duração, é uma história de perda, sofrimento e crimes de guerra, mas também de bravura, determinação e incrível resiliência.

Mariupol era uma moderna e próspera cidade portuária europeia com cerca de 430.000 habitantes. Ao longo de cerca de três meses, a guerra destruiu-a – oficiais ucranianos estimam que pelo menos 25.000 dos seus habitantes tenham morrido.

Contado e filmado por residentes de Mariupol, este documentário é um retrato profundamente pessoal da progressiva devastação da cidade, desde os primeiros mísseis e bombas até ao cerco da fábrica Azovstal. Ouvimos as histórias de quem sobreviveu ao bombardeamento do Teatro Regional Dramático de Donetsk e de uma maternidade, de quem se escondeu nos bunkers da Azovstal Steel Works e de quem escapou da cidade ocupada, apenas para regressar para salvar a família.

Para o Financial Times, “Mariupol: A História das Pessoas” é “um exemplo raro de um filme que merece a utilização do imperativo must watch” – um relato daquilo que aconteceu depois dos jornalistas terem partido. Um documentário essencial para melhor compreender a invasão da Ucrânia.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados