Realizou-se na noite desta segunda-feira, 15 de janeiro, madrugada de segunda para terça-feira em Portugal, a 75ª edição dos Emmy Awards, uma cerimónia organizada pela Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA.
Com apresentação do ator e comediante Anthony Anderson, a cerimónia de entrega dos prémios estava inicialmente programada para 18 de setembro de 2023, mas foi adiada devido às greves dos atores e argumentistas de Hollywood, que na altura estavam em curso e que terminou a 27 de setembro.
Nas categorias de Drama, as produções da HBO Max não deram hipóteses à concorrência. “The Last of Us“, que nos Creative Arts, as chamadas categorias técnicas, levou 8 prémios, nesta noite ficou em branco. Em sentido contrário, a última temporada de “Sucession” arrasou e levou para casa 5 Emmys, entre os quais o de Melhor Série de Drama. Já “The White Lotus” venceu em duas categorias.
Depois de ter conquistado 4 estatuetas no Creative Arts, “The Bear“, do FX, juntou mais 6 prémios à sua coleção, incluindo Melhor Série de Comédia. Perdeu apenas o troféu de Melhor Atriz para Quinta Brunson pela sua atuação em “Abbott Elementary“, do canal ABC, tornando-se na segunda mulher negra a vencer na categoria, depois de Isabel Sanford por “The Jeffersons” em 1981.
Como era de esperar, “Beef“, da Netflix, voltou a brilhar nas categorias de Minissérie/Antologia/Telefilme, ao arrecadar os 5 troféus mais importantes desta noite, que se juntam aos 3 dos Creative Arts, deixando apenas para trás os prémios para as interpretações secundárias.
Confira a lista de vencedores das principais categorias:
MELHOR SÉRIE DRAMA
– “Succession” (HBO Max)
MELHOR SÉRIE COMÉDIA
– “The Bear” (FX)
MELHOR MINISSÉRIE
– “Beef” (Netflix)
MELHOR ATOR – SÉRIE DRAMA
– Kieran Culkin (Succession)
MELHOR ATRIZ – SÉRIE DRAMA
– Sarah Snook (Succession)
MELHOR ATOR – SÉRIE COMÉDIA
– Jeremy Allen White (The Bear)
MELHOR ATRIZ – SÉRIE COMÉDIA
– Quinta Brunson (Abbott Elementary)
MELHOR ATOR – MINISSÉRIE /TELEFILME
– Steven Yeun (Beef)
MELHOR ATRIZ – MINISSÉRIE /TELEFILME
– Ali Wong (Beef)
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO – SÉRIE DRAMA
– Matthew Macfadyen (Succession)
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA – SÉRIE DRAMA
– Jennifer Coolidge (The White Lotus)
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO – SÉRIE COMÉDIA
– Ebon Moss-Bachrach (The Bear)
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA – SÉRIE COMÉDIA
– Ayo Edebiri (The Bear)
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO – MINISSÉRIE /TELEFILME
– Paul Walter Hauser (Black Bird)
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA – MINISSÉRIE /TELEFILME
– Niecy Nash-Betts (Dahmer – Monster: The Jeffrey Dahmer Story)