Na próxima quinta-feira, 23 de fevereiro, estreia nos cinemas portugueses o filme “Nostalgia“, um drama do realizador Mario Martone, que foi o candidato de Itália a uma nomeação aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional. O elenco principal inclui Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno e Aurora Quattrocchi.
No filme, que adapta o espírito minucioso do romance, Martone revisita o passado de forma evocativa em Nápoles com uma história em que o protagonista, Felice Lasco regressa à cidade napolitana, depois de vários anos a viver no Egipto, para reencontrar a mãe idosa que havia abandonado sem aviso quando ainda era adolescente. De volta à sua cidade natal, perde-se entre as pedras das casas e as igrejas do bairro de Sanità, imerso nas palavras de uma língua que agora percebe como estrangeira, mas que na verdade é a sua.
Agora, arrebatado por um estranho fascínio, as memórias de uma vida distante que passou com Oreste (Ragno) – o seu melhor amigo de infância, com quem partilha um segredo – regressam ao seu âmago. Quando se torna evidente que Nápoles representa uma vida perdida para ele e que deve voltar o mais rapidamente possível para o lugar de onde veio, Felice vê-se tomado pela força invencível da nostalgia.
Baseado no romance homónimo de Ermanno Rea, o filme foi apresentado em estreia mundial na Seleção Oficial em Competição do Festival de Cannes 2022 e exibido na secção competitiva do LEFFEST ’22 – Lisbon & Sintra Film Festival.
Assista ao trailer legendado de “Nostalgia”, uma das boas opções para ver esta semana num cinema perto de si.