O Canal História estreia esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, pelas 22:15h, o documentário “A Irmã de Mozart” (Mozart’s Sister), uma produção australiana da Media Stockade, escrita e realizada pela cineasta premiada e cofundadora do estúdio, Madeleine Hetherton-Miau, que dá a conhecer a história do outro Mozart, Maria-Anna, uma criança prodígio esquecida no tempo, vista pelos olhos de músicos, musicólogos e pesquisadores.
Maria Anna Mozart foi, tal como o seu irmão mais novo, uma criança prodígio. Os dois fizeram uma digressão pela Europa atuando juntos como “Wunderkinder”, ou seja, “Crianças Prodígio”, para a realeza.
Mas tudo mudou quando Maria Anna completou 18 anos. Em criança, podia atuar e fazer digressões, mas ao fazê-lo já adulta, arriscaria a sua reputação e, assim, perante as normas sociais, Maria Anna nunca mais fez digressões.
Mas ela não desistiu… Continuou a compor e enviou, pelo menos, uma composição para Wolfgang e para o pai. Wolfgang elogiou a obra, adjetivando-a como “maravilhosa” e encorajou a irmã a continuar. Mas o que aconteceu à sua música?
Usando recriações e entrevistas com especialistas, Hetherton-Miau explora a fascinante teoria de que Maria-Anna Mozart desempenhou um papel maior na música do seu irmão do que se sabia anteriormente, pondo à prova novas evidências controversas numa investigação musical dramática pelo mundo, ao mesmo tempo que também volta o seu olhar para as autoras femininas não reconhecidas do nosso tempo.