Exibido pela primeira vez em 2022 no festival DocLisboa e depois de ter passado por vários festivais internacionais, o documentário “A Morte de Uma Cidade“, produzido pela Terratreme Filmes, vai estrear nas salas de cinema portuguesas no dia 5 de setembro.
Esta primeira longa-metragem realizada pelo cineasta João Rosas, que anteriormente dirigiu as curtas-metragens “Catavento”, “Maria do Mar” e “Entrecampos”, foi distinguido em 2023 com o Prémio de Melhor Documentário Doc Alliance, atribuído por vários festivais europeus, e recebeu da Sociedade Portuguesa de Autores o Prémio de Melhor Filme.
O filme documental aborda a transformação de uma cidade a partir do estaleiro de uma obra no coração do Bairro Alto, em Lisboa, em que o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo.
Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa no rescaldo da crise financeira e do crescimento imobiliário e turístico exponencial que se lhe seguiu, o realizador filma um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham.
O que começa por ser um filme centrado no trabalho acaba por ser a história da relação do realizador com a sua terra natal e com as pessoas que a construíram. Assista ao trailer de “A Morte de uma Cidade”: