É já esta terça-feira, 27 de junho, pelas 22:15h, que o Canal História estreia em exclusivo “Ficheiros Secretos do Vaticano” (Vatican Secret Files Exposed), uma série de quatro episódios sobre os documentos privados que, em 2019, foram retirados dos arquivos do Vaticano, tornando-se públicos pela primeira vez.
“A Igreja não receia a História”. Foi com estas palavras que, há quatro anos, o Papa Francisco abriu os arquivos do Vaticano relativos ao Papa Pio XII, uma das figuras mais controversas da História contemporânea.
Pela primeira vez, milhões de cartas, despachos secretos, telegramas, súplicas e inúmeros outros documentos foram tornados públicos aos académicos do mundo inteiro. Hoje, décadas volvidas, podemos investigar aquele que foi conhecido como “o Papa do Silêncio”.
Para uns, foi o Papa que não condenou a loucura criminosa de Hitler, tornando-se quase seu cúmplice. Para outros, o silêncio de Pio XII constituiu uma arma contra o Führer, através de despachantes e intervenções secretas. Décadas de amarga controvérsia quanto às ações do referido Papa podem agora ser sanadas de forma definitiva.
“As Origens do Mal” e “Plano Secreto (A Guerra Silenciosa)” são os títulos dos dois episódios com a duração de uma hora, que são emitidos esta terça-feira. Os dois restantes, “A Vingança do Diabo” e “As Ratazanas Fogem para Ocidente; Um Novo Demónio Vindo de Leste” chegam ao Canal História na semana seguinte.