Na próxima quinta-feira, dia 20 de março, a Nitrato Filmes vai lançar nos cinemas portugueses o filme “Cartas Telepáticas“, uma produção da Bando à Parte, realizada por Edgar Pêra, feito com recurso a Inteligência Artificial, e em que apenas as vozes das narrações de Keith Esher Davis, Iris Cayatte, Bárbara Lagido e Victoria Guerra são reais.
O filme estabelece um diálogo entre as cartas e ensaios, poemas e ficções do escritor português e H. P. Lovecraft, dois dos escritores mais influentes da primeira metade do século XX, que apesar de terem vivido na mesma época, não se conheciam, mas existe uma enorme complementaridade entre as suas vidas e obras.
A longa-metragem ficciona a correspondência imaginária entre os dois autores feita a partir dos seus textos, formando um novo universo da arte e das possibilidades literárias e fundindo o sensacionismo de Pessoa com o realismo estranho de Lovecraft.
De acordo com Edgar Pêra, este filme pode ser entendido como uma espécie de prequela do filme “Não sou nada — The Nothingness Club”, que é focado nos heterónimos de Pessoa, e de um próximo projeto inspirado em contos do escritor norte-americamo.









