O IndieJúnior Porto (IJP) está de volta à cidade Invicta para uma 9ª edição com cinema que reflete sobre comunidade, partilha e empatia. O festival que mostra o melhor que se faz no cinema infantil e juvenil acontece entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro.
A edição 2025, cuja programação vai percorrer espaços portuenses como o Batalha Centro de Cinema, na Casa Comum Reitoria da Universidade do Porto, nos Maus Hábitos, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Coliseu Porto Ageas, no Museu Nacional Soares dos Reis e na Galeria da Biodiversidade, pretende ser uma celebração da Comunidade através do poder transformador do cinema.
Serão sete dias intensos durante os quais vão ser exibidos, no total, 57 filmes, dos filmes a concurso 44 são curtas-metragens e 10 são filmes portugueses. Entre as novidades destaca-se a antestreia da longa-metragem “Gato Fantasma Anzu”, de Yoko Kuno e Nobuhiro Yamashita, uma coprodução franco-japonesa que promete conquistar os fãs do trabalho do Studio Ghibli com a história de Karin e Anzu, o gato fantasma que cuida de uma menina de 11 anos abandonada pelo pai.

“O IndieJúnior Porto 2025 irá refletir sobre questões prementes como migrações, guerras, os desafios da infância e da juventude com visões positivas, alternativas e empáticas que pretendem relevar o espírito da interajuda, do poder do coletivo. Será uma forma criativa e transformadora de celebrar as salas de cinema como verdadeiros espaços de partilha, de reflexão e de diferentes cruzamentos de histórias e culturas”, lê-se no comunicado da organização.
Para mais informações consulte o site oficial do IndieJúnior Porto.