A RTP1 estreia esta segunda-feira, 2 de outubro, às 21:00h, a nova série “Codex 632“, uma coprodução da RTP, Globoplay e SPi, baseada no best-seller do jornalista José Rodrigues dos Santos.
A história gira em torno de uma mensagem enigmática encontrada entre os papéis que um velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer, e segue Tomás Noronha (Pires), um professor de História e especialista em criptologia, que é contratado por uma Fundação italo-americana para descodificar a investigação do seu mentor, que morreu em circunstâncias pouco claras, sem saber que a investigação pode mudar a perceção que temos do nosso passado, ameaçando poderes instituídos e interesses económicos há muito instalados.
Esta aventura, repleta de enigmas e mitos, começa na favela Tavares Bastos, no Rio de Janeiro, quando Martinho Toscano foge, desesperadamente, de alguém que quer pôr as mãos na sua investigação. Acaba morto, mas frustra as expectativas do assassino ao ter na sua posse apenas papéis em branco. A pesquisa, que manteve em segredo até das pessoas que o contrataram, continua segura.

A morte de Toscano perturba profundamente Tomás Noronha, seu discípulo, que entretanto lida com um casamento fracassado com Constança e a doença cardíaca da filha Margarida, portadora de Trissomia 21. A possibilidade de dar continuidade ao trabalho do mentor torna-se realidade quando é contactado por Nelson Moliarti, da Fundação Américo Vespúcio. Querem a investigação de Toscano e pagam-lhe uma fortuna para a conseguir. Tomás aceita, mas quando é atacado por um desconhecido antes de viajar para o Brasil, começa a pensar que pode ter cometido um erro de avaliação e quanto mais perto estiver da verdade, mais perigo vai correr.
Os seis episódios de 45 minutos de “Codex 632” são emitidos na RTP1 , às 21:00h, logo a seguir ao telejornal. Veja o vídeo promocional: