Documentário sobre abusos de direitos humanos na China estreia no Odisseia

Documentário sobre abusos de direitos humanos na China estreia no Odisseia

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 22:30h, o Canal Odisseia estreia em exclusivo o documentário “Undercover: No interior do Gulag Digital da China“, filme que venceu recentemente um BAFTA na categoria “Current Affairs”, e que dá a conhecer a magnitude dos abusos aos direitos humanos na China.

O documentário foi realizado por Robin Barnwell, que após vencer o galardão referiu: “Muito obrigada por este reconhecimento. Julgo que, sobretudo nos últimos tempos, aprendemos que o que acontece na China tem um profundo impacto não só a nível mundial, como nas nossas vidas individuais”.

Calcula-se que o governo chinês mantém mais de um milhão de muçulmanos em campos de reeducação, sem julgamento, sendo o maior processo de detenção de um grupo étnico, desde a Segunda Guerra Mundial. Outros doze milhões vivem numa prisão aberta, como lhe chamam os ativistas, como parte de uma espécie de laboratório humano, no qual as empresas tecnológicas chinesas criaram o estado de vigilância mais sofisticado do mundo.

Uma equipa de investigação, a trabalhar clandestinamente, foi à região de Xinjiang para avaliar a magnitude dos abusos aos direitos humanos, entrevistando, entre outros, um funcionário do governo chinês, muçulmanos uigures, altos cargos de empresas de tecnologia e um responsável pela área da segurança.

No local, reúnem evidências do trabalho do governo chinês com empresas de tecnologia, revelando uma nova forma de governação que está a controlar os cidadãos, desafiando a liberdade humana e a democracia liberal. O documentário segue as vítimas deste novo sistema, analisando a estratégia mais ampla que o governo chinês parece estar a executar em Xinjiang, ameaçando a própria sobrevivência da cultura uigure e muçulmana na China.

Estaremos perante uma nova forma de governo que controla os seus cidadãos e está preparada para ser exportada para o mundo todo, desafiando a liberdade humana e a democracia?

Artigos relacionados