“Especial CinePortugal”: Maratona de cinema português no TVCine Edition

Neste domingo, dia 18 de agosto, os Canais TVCine voltam a celebrar o Cinema Português com a estreia de cinco títulos nacionais, exibidos numa maratona do “Especial CinePortugal“, que arranca às 15:35h e que só termina pela meia-noite, em exclusivo no TVCine Edition.

A programação inclui “Manga D´Terra“, de Basil da Cunha, “O Vento Assobiando Nas Gruas“, de Jeanne Waltz, e “A Flor do Buriti“, de João Salaviza e Renée Nader Messora, três filmes que fazem parte da shortlist de Portugal para uma candidatura aos Óscares 2025, e ainda “1618“, de Luís Ismael, e “Primeira Obra“, de Rui Simões.

Assista ao vídeo promocional e conheça melhor os filmes:

– 15:35h: “1618”

Foto/Divulgação: © CIP/CJP

A Inquisição continua a perseguir os judeus portugueses, enviando o Visitador Sebastião de Noronha para a cidade do Porto. Com a família e a sua comunidade em perigo, António Álvares decide delinear um plano de fuga. Baseado em factos verídicos, 1618 venceu mais de 60 prémios internacionais em festivais de cinema. O filme faz parte de um faz parte de um projeto inter-religioso e de combate ao antissemitismo entre a Comunidade Judaica do Porto (detentora dos direitos sobre o filme) e a Diocese católica do Porto.

– 17:05h: “Manga D’Terra”

Foto/Divulgação: © Nitrato Filmes

Rosa, 20 anos, deixa os dois filhos em Cabo Verde para se instalar em Lisboa, na esperança de lhes oferecer uma vida melhor. Presa entre o assédio de gangsters e a violência policial quotidiana, Rosa tenta encontrar consolo entre as mulheres da comunidade. Mas o seu verdadeiro refúgio é a música. Terceira longa-metragem do luso-suíço Basil da Cunha, protagonizado pela cantora Eliana Rosa.

– 18:45h: “Primeira Obra”

Foto/Divulgação: © Real Ficção.

Jovem investigador luso-descendente, Michel chega de câmara na mão para pesquisar a Revolução por cumprir. Traçando paralelismos com a contemporaneidade, mapeia as formas em que o filme Bom Povo Português reflete o país inserido na Europa. Em conversa com Simão, histórico cineasta, Michel procura respostas para o seu filme. Ao conhecer Susy, ativista do ambiente, percebe que o amor é o caminho. Como sempre, a vida e o cinema misturam-se.

– 20:30h: “O Vento Assobiando Nas Gruas”

Algarve, finais dos anos 90. Após a morte da avó, Milene divide a vida entre a sua família de notáveis e uma família cabo-verdiana que vive numa antiga fábrica. O vento que assobia nas gruas mergulha-nos no mundo destas duas famílias, tendo como pano de fundo o passado recente de Portugal. Jeanne Waltz), realizadora suíça radicada em Portugal, assina um filme baseado no romance homónimo de Lídia Jorge.

– 22:00h: “A Flor do Buriti”

Foto/Divulgação: © Karõ Filmes, Entre Filmes

Através dos olhos de uma criança, Patpro percorre três períodos da história do seu povo indígena, no coração da floresta brasileira. Incansavelmente perseguidos, mas guiados por ritos ancestrais, pelo amor à natureza e pela luta pela preservação da liberdade, os Krahô não cessam de inventar novas formas de resistência. O filme de João Salaviza e Renée Nader Messora, estreou-se no Festival de Cannes, onde recebeu o Prémio de Elenco.

Mais notícias de: A Flor do Buriti, Canais TVCine, Cinema Português, Especial CinePortugal, filme 1618, Manga d’Terra, O Vento Assobiando nas Gruas, Primeira Obra, TVCine Edition

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no nosso canal no Youtube.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha este campo
Preencha este campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Precisa de concordar com os termos para prosseguir.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
Instagram
YouTube
Google
Veja também…