“Graça Furiosa”: Um thriller de Paris Zarcilla que combina sátira social e terror psicológico

A Vendetta Filmes vai lançar na próxima quinta-feira, 30 de maio, nos cinemas portugueses, o filme “Graça Furiosa” (Raging Grace), a primeira estreia da parceria entre o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e a FilmTwist, a plataforma de streaming dedicada ao cinema fantástico e de culto.

Este thriller avassalador, que combina sátira social e terror psicológico, é a primeira longa-metragem do realizador britânico de origem filipina Paris Zarcilla, e protagonizado por Eva-Jane Willis e Max Eigenmann. O elenco conta ainda com Jaeden Boadilla, Leanne Best e David Hayman.

Inspirado nas próprias experiências de Zarcilla em criança, o filme conta a história de Joy (Eigenmann), uma imigrante filipina sem documentos que, desesperada por estabilidade e um abrigo seguro para a sua filha, Grace (Willis), consegue um emprego de cuidadora de Garrett (Hayman), um velho aristocrata moribundo. Porém, naquela mansão assombrada, o que à partida parece melhorar as suas vidas e concretizar o alcance de um visto permanente em Inglaterra transforma-se num enorme pesadelo quando algo sinistro se faz sentir, ameaçando tudo pelo qual trabalharam.

Nesta obra catártica, Paris Zarcilla debate-se com questões de identidade e de origem, depois de assistir à discriminação perante a comunidade filipina e ao aumento do racismo contra os asiáticos, no Reino Unido, factos que confrontaram o realizador durante o tumultuoso confinamento, em 2020, e que serviram de rastilho para esta história de imigração muito pessoal, contada através dos códigos do terror. “No momento em que a pandemia se alastrava a todo o vapor, senti uma revolta que precisava de libertar. Estava cansado de segurar tudo isso às costas”, explica o autor que define este seu trabalho como um “coming-of-rage”: a raiva enquanto libertação.

“Graça Furiosa” foi exibido em antestreia nacional na última edição do MOTELX na competição Méliès d’Argent que distingue a Melhor Longa-Metragem Europeia, e venceu em 2023 o Grande Prémio do Júri e o Prémio Thunderbird Rising, no SXSW (EUA). Assista ao trailer legendado:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *