A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou esta quarta-feira, 11 de setembro, que o filme “Grand Tour“, do realizador Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional, na 97ª edição dos Óscares, marcada para o dia 2 de março de 2025.
O filme foi o mais votado pelos membros da APC de uma shortlist que incluía “A Flor Do Buriti“, de João Salaviza e Renée Nader Messora, “Manga d’Terra“, de Basil da Cunha, “O Teu Rosto Será O Último“, de Luís Filipe Rocha, e “O Vento Assobiando Nas Gruas“, de Jeanne Waltz.
Produzido pela Uma Pedra no Sapato, o filme é protagonizada por Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington. Do elenco fazem ainda parte Cláudio da Silva, Lang Khê Tran, Jorge Andrade, João Pedro Vaz, João Pedro Bénard, Teresa Madruga, Joana Bárcia, Diogo Dória, Jani Zhao, Manuela Couto e Américo Silva, entre outros.
No filme seguimos Edward (Waddington), um funcionário público do império britânico, e a sua noiva Molly (Alfaiate) que são os protagonistas de um sedutor romance colonial, que leva o espectador numa viagem até à Ásia, no início do século XX. No dia em que a sua noiva Molly desembarca na Birmânia para o casamento, Edward decide fugir, iniciando uma viagem sem rumo pelo continente asiático. A adrenalina e o pânico dão agora lugar à melancolia, e, num exercício sobre o vazio da sua existência, o protagonista questiona-se sobre o destino da sua amada.
Molly, movida pelo impulso do noivo e determinada a casar-se com o homem que lhe prometeu amor eterno e que não vê há sete anos, segue o rasto do seu noivo em fuga, através de uma ousada “Grand Tour”, em 1918. Num jogo de contrastes, um amor de perdição desenrola-se como pano de fundo, entre esquemas de espionagem, uma realidade colonial em constante mudança, e um retrato do mundo como um lugar desconcertante, cheio de esperança e sonhos.
“Grand Tour” já conquistou o prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes deste ano. O filme está também entre as 29 primeiras obras selecionadas para os Prémios do Cinema Europeu e é candidato à categoria de Melhor Filme Europeu na 39ª edição dos Prémios Goya, em Espanha. A estreia nos cinemas portugueses é já no próximo dia 19 de setembro. Assista ao trailer: