Favorito à conquista do Óscar de Melhor Animação pela sua brilhante adaptação de “Pinóquio“, Guillermo del Toro já tem em desenvolvimento um novo projeto também em stop-motion. O cineasta mexicano já está a escrever junto com Dennis Kelly uma adaptação de “The Buried Giant” (‘O Gigante Enterrado’, em Portugal), um romance de fantasia de Kazuo Ishiguro, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2017.
“O próximo filme stop-motion que estou a fazer é uma adaptação de ‘The Buried Giant’, de Kazuo Ishiguro, que atualmente estou a coescrevendo com Dennis Kelly, e começamos o processo de design há dois meses. Primeiro vou filmar um filme de ação ao vivo. Mas, enquanto isso, estamos a desenvolver um ‘look-book’ e, em cerca de dois anos, se tudo correr bem, iniciaremos a produção”, disse Del Toro numa entrevista ao The Telegraph.
Lançado em 2015, o livro depressa se tornou num clássico, com uma história que se passa num local onde os aldeões viviam em abrigos, ligados uns aos outros por passagens subterrâneas, e centrada no casal de idosos Axl e Beatrice. Um dia, os dois decidiram ter chegado a hora de procurar o filho que há muito não viam e de quem pouco se recordavam. Era uma viagem que, previsivelmente, traria perigos. Uma amnésia coletiva parecia ter-se instalado naquela zona, como uma névoa que descera à terra para fazer esquecer em parte o passado, individual e coletivo. Mas a viagem de Axl e Beatrice revela-se um regresso à lembrança. E esta nem sempre deixa um rasto feliz.
“The Buried Giant” é uma história sobre memórias perdidas, amor, vingança e guerra, mas também uma história que recua ao passado, transportando-nos para terrenos percorridos por cavaleiros do rei Artur e monges, ogres e dragões. Querig, um dragão em particular, é o foco das atenções e, em relação a ele, as missões dividem-se. A diferença entre poupá-lo ou tirar-lhe a vida pouco tem de fantasia.
Com uma premissa que soa bem ao estilo de Del Toro, esta adaptação em stop-motion já começa a prometer muito, apesar de ainda estar a uma distância considerável para ser lançada nos cinemas ou numa plataforma de streaming.