O drama português “Índia“, a primeira longa-metragem do cineasta Telmo Churro, é um dos filmes que faz parte da lista de estreias agendadas nos cinemas nacionais para a próxima quinta-feira, 23 de novembro.
Esta produção nacional, que venceu o prémio SMART7 da competição da rede europeia de festivais de cinema, é protagonizado por Pedro Inês, Denise Fraga, José Manuel Mendes e João Carvalho. O elenco conta ainda com Lídia Franco, Teresa Madruga e Maria João Pinho.
O filme segue Tiago (Inês), um guia turístico, está mal de amores e, no seu desespero de corno, conduz Karen (Fraga), uma melancólica turista brasileira que caminha para a velhice, por uma Lisboa de estranhos heróis suicidas. Tiago vive com o pai, Raul (Mendes), um velho marinheiro assombrado por derrotas históricas, e com o filho, Manuel (Carvalho) , um adolescente que, na sua bolha, sonha com a preparação de uma viagem solitária, mas erótica, ao cosmos.
Karen é quase um espectro entre estas três gerações de homens e tem por confidente um marco de correio onde deposita as cartas que escreve para o falecido marido, relatos de uma vida passada e feliz. Raul alinha nos devaneios do filho Tiago e juntos levam Karen por sonhos, glórias perdidas e catástrofes ao encontro de um desgraçado herói desaparecido há muitos séculos numa ilha do Atlântico Sul.
Produzido pela O Som e a Fúria, “Índia” é um filme em oposição a uma ideia de uma cidade gentrificada. Assista ao trailer: