Entre os títulos que estão agendados para estrear nos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, 23 de março, encontra-se o thriller dramático “As Bestas“, de Rodrigo Sorogoyen, filme que foi o mais premiado na recente gala dos Prémios Goya, os “Óscares” do cinema espanhol.
Na cerimónia que decorreu em Sevilha, o filme conquistou 9 estatuetas, entre as quais a de Melhor Filme, Realização e Argumento Original, assim como a de Melhor Ator principal e secundário pelas interpretações de Denis Ménochet e Luis Zahera, respetivamente. O elenco conta ainda com Marina Foïs, Diego Anido e Marie Colomb.
A trama do filme segue Antoine (Ménochet) e Olga (Foïs),um casal francês de meia-idade, que muda-se para uma pequena aldeia do interior da Galiza em busca de proximidade e paz com a natureza. Encantados com a sua nova casa, levam uma vida tranquila. No entanto, o seu amor pelo local e o seu entusiasmo pelos arredores colidem de frente com a opressão abusiva e antagónica de uma família local que viveu ali a vida toda, os irmãos Anta. A tensão aumenta a ponto de uma hostilidade aberta e violência chocante. A rivalidade entre as duas famílias torna-se insustentável, chegando a um ponto sem volta.
Rodado integralmente na Galiza,este thriller particularmente envolvente e mordaz, e que podia tão bem ilustrar a nossa realidade em Portugal, é também uma viagem pelas verdes paisagens da região, entrecurtadas pelas turbinas eólicas que dão o mote para esta história vencedora, inspirada em factos reais.
Distribuído em Portugal pela Outsider Films, “As Bestas” foi exibido em estreia mundial fora de competição no Festival de Cannes 2022. Entre os vários prémios conquistados, destaca-se o de Melhor Filme Europeu no Festival Internacional de San Sebastián. Assista ao trailer legendado e não perca a estreia num cinema perto de si.