IndieLisboa anunciou os filmes selecionados para a edição 2020

Filmes selecionados para o IndieLisboa 2020

No dia em que deveria ter lugar no Cinema São Jorge a cerimónia de abertura do festival, adiado devido à pandemia da Covid-19, a organização do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema apresentou simbolicamente no dia de ontem, 30 de abril, grande parte da programação da edição 2020, nomeadamente a Competição Internacional e a secção Silvestre.

O IndieLisboa também garante que vai trazer aos espectadores o melhor e mais recente cinema nacional e internacional nas salas habituais, com uma programação transversal que cruza fronteiras, aproxima culturas e dá voz a movimentos que vêm marcando a história. A começar pela retrospectiva da obra do realizador senegalês Ousmane Sembène e pela retrospectiva que celebra os 50 anos do Fórum da Berlinale, composta por filmes exibidos na sua primeira edição em 1971.

Na secção Silvestre, o foco estará na realizadora franco-senegalesa Mati Diop, que competiu com a sua primeira longa metragem “Atlantique” no Festival de Cannes. Já nas competições principais será exibida uma selecção especial de produções recentes. No IndieJúnior, a programação para toda a família está garantida com mais 30 filmes, além das outras secções do festival para diferentes apreciadores do cinema, que gostam de música, ligados às urgências políticas e sociais e à história, e aos que procuram também festejar.

A competição internacional contará com 12 longas e 31 curtas-metragens, com destaque para a forte presença africana no festival, com o foco centrado no filme senegalês “Baamum Nafi” (Nafi’s Father), de Mamadou Dia, e a produção nigeriana “Eyimofe” (This Is My Desire), de Arie Esiri e Chuko Esiri.

A programação completa para a 17ª edição do IndieLisboa estará disponível, a partir do final de Julho, no site e aplicacão oficiais do festival, onde serão também anunciados os filmes portugueses que integram a Competição Nacional, a secção Novíssimos e as Sessões Especiais, além da programação completa das actividades paralelas.

A 17ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema vai decorrer de 25 de Agosto a 5 de Setembro, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa.

Confira os títulos da Competição Internacional de longas-metragens. A lista das curtas-metragens podem ser consultadas no site oficial do IndieLisboa.

– “El Año del Descubrimiento”, de Luis López Carrasco, Espanha, 2020
– “Baamum Nafi”, de Mamadou Dia, Senegal, 2019
– “Babai”, de Artem Aisagaliev, Rússia/EUA, 2020
– “Barzaj”, de Alejandro Salgado, Espanha, 2019
– “Eyimofe”, de Arie Esiri e Chuko Esiri, Nigéria, 2020
– “A Febre”, de Maya Da-Rin, Brasil/França/Alemanha, 2019
– “Ghost Tropic”, de Bas Devos, Bélgica, 2019
– “L’Île Aux Oiseaux”, de Maya Kosa e Sergio da Costa, Suíça, 2019
– “Lúa Vermella”, de Lois Patiño, Espanha, 2020
– “Il n’y Aura Plus de Nuit”, de Eléonore Weber, França, 2020
– “Si Yo Fuera el Invierno Mismo”, de Jazmin Lopez, Argentina, 2020
– “Victoria”, de Isabelle Tollenaere, Sofie Benoot e Liesbeth De Ceulaer, Bélgica, 2020

Artigos relacionados