“Morada”: Documentário de Eva Ângelo estreia esta semana nos cinemas

Entre os títulos agendados para estrearem esta quinta-feira, 16 de fevereiro, nos cinemas portugueses, encontra-se a produção nacional “Morada“, um documentário de Eva Ângelo, uma produção da Terratreme Filmes, que faz um retrato das mulheres cinéfilas e das suas memórias das salas de cinema e cineclubes da cidade do Porto.

“Espetadoras de cinema, de si próprias e de uma cidade cujo retrato se faz da memória e do presente. Porto de uma ‘história do cinema’, de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança”, lê-se na descrição do filme, que foi exibido em estreia mundial na 40ª edição do Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay.

“Morada”, é um filme documental que parte de conversas com um grupo de mulheres cinéfilas, entre os 70 e os 90 anos e dos seus testemunhos numa etnografia em diálogo com a observação dos lugares do cinema na cidade do Porto onde estas mulheres foram e são espetadoras.

“Antes e depois de ser realizadora, sou espetadora. E é nesse lugar de espetadora que habito um dos lugares mais felizes da minha vida”, afirma a realizadora que ainda hoje frequenta os mesmos locais, revivendo a história que conta no seu filme.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados