National Geographic estreia o documentário “50 Anos de Tubarão: A História Definitiva dos Bastidores”

Depois de ter sido lançado no passado dia 11 no Disney+, o National Geographic Portugal estreia esta segunda-feira, dia 14 de julho, ás 22:10h, o documentário “50 Anos de Tubarão: a História Definitiva dos Bastidores“, uma produção de 90 minutos realizada pelo conceituado cineasta Laurent Bouzereau, que celebra o 50º aniversário do filme “Tubarão”, de Steven Spielberg.

O documentário leva os espectadores a uma imersão profunda, desde o romance best-seller de Peter Benchley até ao fenómeno cinematográfico que é “Jaws” e o modo como o filme continua a influenciar a cultura pop, o cinema e a preservação dos tubarões até hoje.

Este relato definitivo oferece um olhar sem filtros sobre o caos e a criatividade por trás da produção de “Tubarão”, apresentando imagens nunca antes vistas dos arquivos pessoais de Spielberg e Benchley, incluindo vídeos caseiros e cenas raras. Através de novas reflexões sinceras, Spielberg fala sobre a produção ambiciosa, desde a luta contra um tubarão mecânico com defeito e grandes atrasos por motivos meteorológicos até ao seu próprio stress pós-traumático na sequência da produção da longa-metragem e o medo de que o filme acabasse com a sua carreira.

De acordo com o National Geographic, o documentário também “reanalisa o infame ‘efeito Tubarão’ — a onda de medo de tubarões desencadeada pelo filme — e redefine-o como um legado de admiração, curiosidade e respeito duradouro pelo principal predador do oceano”, sendo complementado por entrevistas inéditas com o elenco, a equipa, cineastas e defensores dos tubarões, capturando todas as reverberações criativas e culturais do primeiro sucesso de bilheteira do verão.

Além de Spielberg, o documentário inclui entrevistas exclusivas com o elenco e a equipa original e uma série de cineastas dos nossos dias, admiradores do filme — incluindo J.J. Abrams, Emily Blunt, James Cameron, Cameron Crowe, George Lucas, Greg Nicotero, Jordan Peele, Steven Soderbergh, Guillermo del Toro, Robert Zemeckis entre outros — que refletem sobre como “Tubarão” moldou o seu trabalho e o panorama cinematográfico.

Todavia, o filme é mais do que um documentário sobre bastidores; é uma celebração de um legado que alimentou uma obsessão global por tubarões e inspirou gerações de cientistas, contadores de histórias e defensores do oceano, explorando o modo como “Tubarão” deu novas formas à nossa relação com o oceano e ajudou a transformar a perceção pública dos tubarões, transformando o medo em fascínio e desencadeando esforços de conservação no mundo real que continuam até hoje.

Fotos/Divulgação: © National Geographic
Mais notícias de: 50 Anos de Tubarão: a História Definitiva dos Bastidores, National Geographic, National Geographic Portugal, Steven Spielberg

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no nosso canal no Youtube.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha este campo
Preencha este campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Precisa de concordar com os termos para prosseguir.