Depois do documentário “A Arte da Memória“, lançado em 2021, o cineasta Rodrigo Areias está de volta com “O Pior Homem de Londres“, um drama de época com ambiente de thriller, protagonizado por Albano Jerónimo. Do elenco fazem ainda parte Victoria Guerra, Carmen Chaplin, Edward Ashley, Lucas Elliot Eberl, Scott Coffey, entre outros.
Produzido pela Leopardo Filmes e filmado em locais autênticos, como o Palacete Pinto Leite, a Casa Allen, a Casa São Roque, o Jardim do Museu do Romântico, o Jardim Botânico e o exterior do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, o filme captura a atmosfera da Londres da Era Vitoriana entre 1857 e 1882.
Neste filme, o cineasta português expressa a sua admiração e faz um notável retrato do mundo dos pré-Rafaelitas, destacando a organização única da “irmandade” artística do século XIX, e revela a vida controversa de Charles Augustus Howell (Jerónimo) na Era Vitoriana.
Na segunda metade do século XIX, em Londres, por entre a comunidade artística e a conspiração política, movimenta-se um homem de espírito aventureiro e grande argúcia: Charles Augustus Howell, nascido no Porto, filho de mãe portuguesa e pai inglês, um agente de grandes artistas e negociador de arte, agente secreto e mestre na chantagem.
A reputação de Howell como chantagista, inspirou Arthur Conan Doyle, que o introduziu como personagem das histórias do detective Sherlock Holmes, “A Aventura de Charles Augustus Milverton”, e apelidou-o de “o pior homem de Londres”.
A história demonstra como vivia dividido entre a sua ambição de pertencer até às artimanhas que efetuava no mundo da arte, e a sua influência nos círculos sociais e políticos da época. Da ascensão na alta sociedade londrina como secretário do crítico de arte John Ruskin à sua conexão com a irmandade Pré-Rafaelita, o movimento artístico mais importante da época.
“O Pior Homem de Londres”, que promete ser uma peça intrigante que mergulha nos meandros da história e da cultura da Londres do século XIX, estreia nos cinemas portugueses na próxima quinta-feira, dia 8 de fevereiro. Assista ao trailer: