Todas as quartas-feiras, às 16:00h, a partir de 8 de março, o canal Odisseia transmite os novos episódios da 2ª temporada de “Jane Goodall: A Esperança para os Chimpazés“, uma série documental surpreendente, filmada ao longo de 30 anos, sobre o trabalho desenvolvido pela famosa primatologista britânica no Tchimpounga, o maior santuário de chimpanzés em África.
Nesta nova temporada, o canal direciona o foco para o futuro do santuário, reconectando-se com rostos familiares, como o da espanhola Rebeca Atencia, Diretora do Instituto Jane Goodall do Congo, e a sua principal conservacionista, Jane Goodall, a famosa primatologista britânica, não esquecendo os chimpanzés Wounda, Lemba ou Anzac.
Com acesso privilegiado ao dia-a-dia deste santuário, cada episódio aprofunda a ciência que reside por detrás do processo de reabilitação dos chimpanzés, dando a conhecer aos espetadores um grupo de primatas muito especiais na sua cativante jornada rumo à libertação.
“Guiados por especialistas, como a psicóloga dos chimpanzés, a Dra. Alexandra Rosati, veremos em primeira mão o que é necessário para fazer parte do grupo de libertação e descobriremos verdades mais profundas sobre a sociedade dos chimpanzés e sobre os nossos parentes mais próximos”, resume o Odisseia.
Jane Goodall, de 88 anos, é uma ilustre primatologista e etóloga britânica que começou a investigação no Leste da África em 1960, descobrindo que os chimpanzés fabricam ferramentas, caçam e comem carne, mostram compaixão, entre outras características antes impensadas como próprias dos primatas.
Dedicou a sua carreira ao estudo da vida social e familiar dos chimpanzés em Gombe, na Tanzânia. É fundadora do Jane Goodall Institute e do Roots & Shoots — um programa educativo, ambiental e humanitário que pretende incentivar jovens a serem agentes de mudança na sua comunidade. Além disso, é mensageira da paz das Nações Unidas desde 2002 e autora de dezenas de livros sobre chimpanzés, comportamento animal e a importância da conservação da natureza.