Porto/Post/Doc está de volta à cidade Invicta para a 10ª edição

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival está de volta à cidade Invicta para celebrar a 10ª edição, que começa amanhã, dia 17 e decorre até ao dia 25 de novembro, com uma programação que inclui mais de 130 filmes, onde procura dar a ver o que de mais estimulante se tem produzido no cinema contemporâneo.

Mais uma vez, o festival vai percorrer vários espaços portuense como o cinema Passos Manuel , Auditório Ilídio Pino – Escola das Artes, Casa Comum – Reitoria da U. Porto, Canal 180, Maus Hábitos, Ferro Bar, Garagem Passos Manuel e no renovado Batalha Centro de Cinema, onde será exibido o filme de abertura “Vai no Batalha”, filme de Pedro Lino sobre a sala de cinema portuense e a sua história.

Filme de abertura “Vai no Batalha”

Na principal competição do festival, a Internacional, competem 10 longas-metragens todas em estreia nacional, com temáticas entre o documentário e a ficção, com destaque para “El Eco”, de Tatiana Huezo, “Bye Bye Tibériade”, de Lina Soualem, “A Los Libros y a las Mujeres Canto”, de María Elorza, e “While the Green Grass Grows”, de Peter Mettler”.

Na competição “Cinema Falado”, dedicada exclusivamente ao cinema falado em português, será apresentado um conjunto de curtas e longas-metragens recentes, que visa promover e divulgar a língua portuguesa em toda a sua diversidade, bem como as cinematografias dos vários países lusófonos

Filme de encerramento “Antoine et Colette”

Além das secções competitivas, que também incluem “Cinema Novo” e “Transmission”, a edição deste ano também celebra os 50 anos do Hip Hop com um programa especial na secção “Hip Hop 50: Uma Celebração 2023”, em que serão apresentadas produções dedicadas ao tema e ainda duas conversas e uma Block Party.

E como é habitual, a programação também conta com programas temáticos, secções retrospetivas de nomes maiores do cinema mundial, cinema infanto-juvenil e familiar, assim como diversos espaços de debate, oficinas, festas e eventos para a indústria cinematográfica.

Para a sessão de encerramento foi escolhido o filme “Antoine et Colette”, de François Truffaut. A programação completa da 10ª edição está disponível no site oficial do Porto/Post/Doc.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados