“Porto/Post/Doc”: Festival do cinema do real do Porto regressa para a 11ª edição

A partir desta sexta-feira, dia 22 e até 30 de novembro, vai decorrer a 11º edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, o festival do cinema do real do Porto, que mais uma vez procura dar a ver o que de mais estimulante se tem produzido no cinema contemporâneo.

A programação deste ano, que gira em torno de questões fundamentais sobre a Europa e os seus valores democráticos, percorre, como é habitual, vários espaços portuense, como o cinema Passos Manuel e o Batalha Centro de Cinema, passando pelo Auditório Ilídio Pino – Escola das Artes, Planetário do Porto – Centro Ciência Via, Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, Casa Comum – Reitoria da U. Porto, Canal 180, Ferro Bar e Fiasco.

Filme “Apocalipse nos Trópicos”

Na Cerimónia de Abertura vai ser exibido o filme “Apocalipse nos Trópicos”, coma presença da realizadora Petra Costa, que investiga a crescente influência que os líderes evangélicos exercem sobre a política brasileira. Na Sessão de Encerramento será apresentada a curta-metragem “An Urban Allegory”, corealizada por Alice Rohrwacher e JR, e um dos filmes em competição a ser premiado nesta edição.

O programa principal do festival é “O Movimento dos Povos”, que será apresentado em três edições, começando com “A Europa Não Existe, Eu Estive Lá” em 2024, seguido de “O Tempo de uma Viagem” e “O País dos Outros” nas duas próximas edições. Outros destaques incluem o Tour d’Europe, com coproduções suíças premiadas, a revolucionária “Cinemateca Ideal dos Subúrbios do Mundo” e uma retrospetiva dos filmes georgianos de Salomé Jashi.

Filme “An Urban Allegory”

Na Competição Internacional concorrem 10 filmes, uma seleção que reflete a diversidade de linguagens e dispositivos do documentário contemporâneo, associando olhares políticos e análises sociais contundentes à experimentação e ao rigor formal. As secções competitivas incluem também Cinema Falado e Cinema Novo, todas elas reflectindo perspectivas contemporâneas sobre a memória e a sociedade através de uma lente política e artística.

Além desta secções, a programação também conta com programas temáticos, secções retrospetivas de nomes maiores do cinema mundial, cinema infanto-juvenil e familiar, assim como diversos espaços de debate, oficinas, festas e eventos para a indústria cinematográfica, com destaque nas Sessões Especiais para o documentário sobre o Centro Comercial STOP, no Porto, um local histórico de música que enfrentou um controverso despejo em 2023.

A programação completa da 11ª edição está disponível para consulta no site oficial do Porto/Post/Doc.

Mais notícias de: Festivais de Cinema, Porto/Post/Doc

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no nosso canal no Youtube.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Preencha este campo
Preencha este campo
Por favor insira um endereço de email válido.
Precisa de concordar com os termos para prosseguir.