“Raiva” de Sérgio Tréfaut na abertura da VI Edição do Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara

VI Festival Periferias 2018 - 10 a 20 de agosto

A VI edição do Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara vai realizar-se entre os dias 10 e 20 de Agosto. Após a gala de abertura será exibido “Raiva“, drama inspirado na obra literária ‘ Seara de Vento’ do escritor Manuel da Fonseca, no qual se retrata o alentejo rural antes do 25 de Abril. O realizador Sérgio Tréfaut marcará presença acompanhado com um dos protagonistas, o ator Hugo Bentes.

O Castelo de Marvão é o palco escolhido para a abertura deste evento transfronteiriço, cuja aposta passa por apresentar cinema de autor e num esforço de descentralização cultural tendo em vista a criação de novos públicos, em itinerância através de um conjunto de aldeias históricas e lugares emblemáticos da raia luso-espanhola, cujo programa abarca um conjunto de cerca de quarenta títulos, entre documentários, ficção e animação, com uma larga representação de filmes e autores dos dois países ibéricos.

Aos palcos habituais do festival – Marvão, Valência de Alcântara, Galegos, Fontañera, Portagem, Beirã e Santo António das Areias – somam-se este ano as localidades de Cedillo e Malpartida de Cáceres, em Espanha, e Castelo de Vide e Porto da Espada, em Portugal.

Os filmes serão apresentados, maioritariamente, em sessões nocturnas ao ar livre, em cenários escolhidos pelas suas características únicas, incluindo uma antiga estação de comboios, as ruínas de uma cidade romana, uma ponte medieval sobre o Rio Sever, um lagar reconvertido a museu, além dos castelos da região, estando anunciada a presença de váris realizadores.

A par da mostra de filmes, tal como tem vindo a acontecer nas edições anteriores, o Festival engloba exposições, palestras e espetáculos musicais, continuando a privilegiar as temáticas dos “direitos humanos”, “ambiente” e “cultura”. Nos dias 10 e 11, em sessões que têm lugar, respectivamente, no Parque de Esculturas de Marvão (Quinta do Barrieiro) e Castelo de Vide, evoca-se a figura do médico e naturalista Garcia de Orta.

O Periferias conta, em Portugal, com os apoios da Câmara Municipal de Marvão, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, e Comissão de Coordenação Regional do Alentejo. Do lado espanhol, os principais apoios são os da Filmoteca da Extremadura, Diputacion de Cáceres e Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.

Para mais informações sobre o evento, consulte o site oficial do Periferias ou a página do festival no Facebook.

Artigos relacionados