“Revolução (Sem) Sangue” é o candidato de Portugal a Melhor Filme Ibero-americano nos Prémios Macondo

Revolução (Sem) Sangue” foi o filme selecionado pela Academia Portuguesa de Cinema (APC) como candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-americano – FIACINE na 12ª edição dos Prémios Macondo.

Promovidos pela Academia Colombiana de Artes e Ciência Cinematográficas, a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá a 3 de novembro na cidade colombiana de Bucaramanga, capital do departamento de Santander.

Realizado por Rui Pedro Sousa, o filme foi lançado nos cinemas portugueses no dia 11 de abril, como parte da celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Este drama histórico, baseado em factos reais, foi protagonizado por Rafael Paes, Manuel Nabais, Lucas Dutra, Diogo Fernandes, Miguel Monteiro e Helena Caldeira, entre outros.

O filme relata a história de António Lage (Nabais), Fernando Giesteira (Dutra), Fernando Reis (Fernandes) e João Arruda (Paes), quatro jovens que seguem as suas rotinas diárias num regime ditatorial. Embora não se conhecessem, o dia da revolução que derrubou o Estado Novo trouxe-lhes um destino comum.

Tinham entre 18 e 38 anos e no dia que mudou o rumo do país ditou também o fim das suas vidas. A ânsia pela liberdade levou-os, junto com a multidão, para as ruas. Morreram alvejados pela PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, sede da polícia política do Estado Novo.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados