Em comunicado, a RTP anunciou que vai transmitir em direto a cerimónia de entrega dos prémios da 95ª edição dos Óscares, um evento que terá lugar no Teatro Dolby, em Los Angeles, e que poderá acompanhar em exclusivo no canal público na noite de domingo para segunda-feira, 12 para 13 de março.
A emissão da maior premiação cinematográfica será conduzida por Mário Augusto, a partir das 23:45 na RTP1, a partir dos estúdios no Porto, onde, junto com vários convidados, fará toda a cobertura desde a passadeira vermelha até à cerimónia, bem como a atualização em tempo real de todos os vencedores das estatuetas douradas.
Além disso, a emissão dará especial destaque ao filme “Ice Merchants”, de João Gonzalez, que se tornou no primeiro filme português a conseguir uma nomeação aos Óscares, sendo um dos cinco candidatos à estatueta de Melhor Curta-Metragem de Animação.
“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo parte na linha da frente com 11 nomeações, seguido por Os Espíritos de Inisherin” e “A Oeste Nada de Novo”, ambos com 9 nomeações.
Conheça aqui a lista completa dos nomeados
A edição 2023 dos Óscares será conduzida por Jimmy Kimmel. Entre os apresentadores encontram-se grandes nomes de Hollywood como Riz Ahmed, Glenn Close, Jennifer Connelly, Dwayne Johnson, Ariana DeBose, Emily Blunt, Samuel L. Jackson, Michael B. Jordan, Troy Kotsur, Jonathan Majors, Melissa McCarthy, entre muitos outros.