RTP2 estreia esta noite o documentário de animação dinamarquês “Flee – A Fuga”

A RTP2 estreia esta quinta-feira, 12 de janeiro, pelas 22:50h, o documentário de animação “Flee – A Fuga“, do realizador Jonas Poher Rasmussen, uma produção dinamarquesa que fez história nos Óscares, ao tornar-se na primeira longa-metragem a ser nomeado em três categorias: Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Internacional.

Oferecendo uma visão crua e brutal da realidade dos refugiados e quebrando o padrão tradicional de filmes familiares, o docudrama usa animação para reconstruir a história de vida de um refugiado afegão que utiliza o pseudónimo Amin Nawabi, um adolescente que que chegou sozinho à Dinamarca, vindo do Afeganistão. Hoje, com 36 anos de idade, é um académico de sucesso e está noivo do seu namorado de longa data. Mas esconde um segredo há mais de 20 anos, que ameaça arruinar a vida que construiu.

Amin, pela primeira vez, partilha a sua história com Rasmussen – seu amigo íntimo e colega de escola, num documentário feito na primeira pessoa em jeito de entrevista, que empurra os limites do género retratando a experiência de um refugiado através de uma animação, para apresentar um livro de memórias comoventes, com uma história inesquecível de autodescoberta que mostra como só confrontando o passado é possível construir um futuro.

O filme estreou-se no Festival de Sundance em janeiro de 2021, onde conquistou o Grande Prémio do Júri na secção Cinema Mundial – Documentário. Desde então, o filme foi exibido em vários festivais internacionais de cinema, recebendo dezenas de prémios, incluindo o prémio Cristal do Festival de Animação de Annecy.

“Flee – A Fuga” chegou aos cinemas portugueses em abril do ano passado. Assista ao trailer legendado:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *