A RTP2 vai transmitir no próximo domingo, dia 13 de outubro, pelas 20:20h, a animação “Interdito a Cães e Italianos” (Interdit aux Chiens et aux Italiens), um filme realizado pelo cineasta francês Alain Ughetto que conta saga da sua família para fugir da pobreza na Itália no início do século XX.
Esta coprodução entre França, Itália, Bélgica, Suiça e a portuguesa Ocidental Filmes, estreou-se no Festival de Annecy onde foi distinguido com o Prémio do Júri e o Prémio Fondacion Gan. Em Portugal, a animação, distribuída pela Risi Films, passou pela Monstra 2023 e Cinanima, e estreou-se nos cinemas em março de 2023.
O filme, que foi rodado na região de Droma em França, utilizando a técnica de animação “stop motion”, segue a família Ughetto que abandona Itália à procura de uma vida melhor. Luigi e os irmãos partem da aldeia natal para descobrir “La Merica”, a fabulosa terra onde os dólares crescem nas árvores. Por fim, em vez de atravessar o Atlântico, Luigi pousa a sua mochila no sul de França, com mãos que já não conseguiam trabalhar. Transcendendo todas as provações, encontram em França o seu porto seguro.
Um filme magistral pela delicadeza e precisão com que reconta, através da animação, a Itália daqueles que foram definidos como “os últimos”. Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do cineasta, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte em Itália e forçados a emigrar. Uma obra onde o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte componente histórica.
E se não viu o filme nos cinemas, então não perca a estreia de “Interdito a Cães e Italianos” na RTP2. Assista ao trailer: