“Compartimento N.º 6”: Candidato aos Óscares pela Finlândia estreia este mês nos cinemas

Estreia e trailer legendado do filme Compartimento N.º 6

Na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, chega aos cinemas nacionais o drama “Compartimento N.º 6” (Hytti nro 6), a segunda longa-metragem do finlandês Juho Kuosmanen, estreado na 74ª edição do Festival de Cannes, onde venceu o Grande Prémio e o Prémio do Júri Ecuménico – Menção Especial.

Exibido em antestreia nacional no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, o filme, protagonizado por Seidi Haarla e Yuriy Borisov, foi escolhido para representar a Finlândia na corrida a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional da edição 2022 dos Óscares.

Adaptado do romance homónimo de Rosa Liksom, o filme acompanha (literalmente) de perto a gradual ligação que se vai estabelecendo entre dois passageiros que viajam no mesmo compartimento de um comboio que parte de Moscovo com destino ao porto de Murmansk, no Círculo Polar Ártico.

Um deles é Laura (Haarla), uma jovem estudante finlandesa a precisar de uma folga da sua namorada, que tem como companheiro de viagem Ljoha (Borisov), um complicado e vulgar homem russo, um pouco rude e com um sentido de humor peculiar, que não desiste de meter conversa. Apesar de haver um pequeno atrito inicial, à medida que se vão conhecendo cresce uma ligação mais estreita entre os dois que muda as suas vidas.

Assista ao trailer legendado e não perca a estreia em cinema de “Compartimento N.º 6”.

Artigos relacionados