“The River” venceu a edição 2018 do Leffest – Lisbon & Sintra Film Festival

The River filme vencedor do Leffest 2018

Apesar de ainda decorrer até este domingo, 25 de Novembro, já é conhecido o palmarés da edição 2018 do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, cujos galardões foram atribuídos por um júri constituído por Walter Salles, Chrysta Bell, Jonathan Littell, Jorge Queiroz, Martha Argerich e Stephen Kovacevich.

Na categoria de Melhor Filme foi distinguido “The River” (Ozen), drama escrito e dirigido por Emir Baigazin, um retrato de cinco irmãos que vivem numa região isolada das planícies do Cazaquistão, onde a súbita intrusão do mundo moderno traz corrupção, tentação e engano. O cineasta cazaque já tinha sido laureado neste festival em 2013, com o filme “Lições de Harmonia“.

O Prémio Especial para Melhor Realizador foi para a “Ray & Liz”, a primeira obra do britânico Richard Billingham, um drama autobiográfico do próprio cineasta, que regressa ao local onde foi criado com o irmão para um confronto e reconciliação com os pais Ray e Liz.

Já o Grande Prémio João Bénard da Costa foi atribuído ex aequo a dois filmes: “John McEnroe: In the Real of Perfection”, de Julien Faraut, um documentário ambientado na final do Open de França de 1984, quando McEnroe era o melhor jogador do mundo e a “Sedução da Carne”, do brasileiro Júlio Bressane, que narra as conversas de uma viúva com o seu papagaio de estimação.

Durante o último dia do festival ainda tem a oportunidade para ver todos os filmes premiados. No cinema Monumental pode ver “Ray & Liz” (13:30h – sala 2), “John McEnroe: In the Real of Perfection” (18:30h – sala 1) e “The River” (21h – sala 1). “Sedução da Carne” será projetado no Espaço Nimas a partir das 14h.

Ainda neste domingo (25), pode assistir a “Roma”, do mexicano Alfonso Cuarón, um projeto da Netflix que será exibido às 16:00h no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, bem como, antes da sessão de encerramento, a “Beautiful Boy”, filme de Felix Van Groeningen, às 21:30h, no Cinemas Nos Amoreiras, em Lisboa.

Artigos relacionados