“Operation Mincemeat”: Colin Firth será o protagonista do novo filme de John Madden

Colin Firth e John Madden no filme Operation Mincemeat

A história da “Operação Mincemeat”, um bem sucedido plano de contrainformação britânico colocado em prática durante a Segunda Guerra Mundial, vai ser contada no grande ecrã. Segundo o portal Variety, John Madden (Miss Sloane – Uma Mulher de Armas) vai dirigir o projeto que conta com Colin Firth (Kursk) como protagonista.

A trama do filme estará ambientada em 1943 e seguirá os dois brilhantes oficiais da MI5, Ewen Montagu (Firth) e Charles Cholmondeley, que elaboraram uma inspirada e improvável estratégia de desinformação para enganar o alto comando alemão nazi.

O plano envolveu o lançamento no mar de um homem falecido num acidente, com um para-quedas e uma maleta, como se tratasse de um oficial britânico. Quando o corpo foi encontrado a flutuar numa localidade espanhola, as autoridades locais traduziram os documentos que estavam na mala, incluindo os planos para um desembarque dos Aliados na Grécia e Sardenha.

Os espanhóis fizeram chegar os documentos ao governo alemão, para preparem a defesa, mas três meses depois, o desembarque aconteceu mesmo, mas na Sicília, o verdadeiro objetivo. O falecido comandante William Martin nunca existiu e a documentação que tinha serviu apenas de pretexto para enganar os alemães.

A argumentista Michelle Ashford escreveu o guião, baseado no livro homónimo de Ben Macintyre. O filme deve entrar em pré-produção ainda este ano, mas ainda não há previsão para a estreia.

Artigos relacionados