“Retratos Fantasmas”: Filme de Kléber Mendonça Filho vai representar o Brasil nos Óscares

A Academia Brasileira de Cinema anunciou esta terça-feira (12) que o filme “Retratos Fantasmas“, de Kléber Mendonça Filho, foi escolhido como candidato do Brasil a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional da 96ª edição dos Óscares.

O comité de seleção brasileiro elegeu o documentário de uma lista de seis filmes pré-selecionados da qual faziam parte “Estranho Caminho”, de Guto Parente, “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho, “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria, “Pedágio”, de Carolina Markowicz, e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

Esta é a segunda vez que um filme de Kléber Mendonça Filho é escolhido como representante aos Óscares. A primeira foi com “O Som ao Redor“, lançado em 2012, que não chegou à almejada nomeação. O cineasta já reagiu á escolha do seu filme com uma publicação no X/Twitter:

“Retratos Fantasmas”,que teve a sua estreia mundial No Festival de Cannes 2023 e estreou-se nos cinemas portugueses no passado mês de agosto, traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX.

VEJA A LISTA DOS FILMES JÁ SUBMETIDOS AO ÓSCAR DE MELHOR FILME INTERNACIONAL 2024

Neste seu novo filme, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, Kleber, a partir da janela do apartamento onde morou boa parte da vida e filmou várias das suas obras, aborda o adensamento acelerado nos grandes centros urbanos e, mais especificamente, no Recife, a capital do estado de Pernambuco.

Numa primeira fase, entre os filmes submetidos, serão pré-selecionados 15 filmes que serão revelados a 21 de dezembro de 2023. Destes sairão os cinco candidatos finais à estatueta dourada de Melhor Filme Internacional que serão anunciados, juntamente com as outras categorias, a 23 de janeiro de 2024.

O vencedor será conhecido na 96ª edição dos Óscares que se realiza no dia 10 de março de 2024, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados