Depois de ter passado pelos cinemas em novembro de 2022, a RTP1 vai exibir esta quarta-feira, dia 17 de julho, pelas 22:30h, o premiado filme “Alma Viva“, a primeira longa-metragem da cineasta luso-francesa Cristèle Alves Meira, que foi candidato por Portugal aos Óscares.
Para quem ainda não viu, esta é uma grande oportunidade de assistir ao filme que esteve em destaque na 12ª edição dos Prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, onde venceu em seis categorias, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Atriz pela interpretação de Lua Michel, e Melhor Atriz Secundária para Ana Padrão .
Produzido pela Midas Filmes em coprodução com a Fluxus Films (França) e a Entre Chien et Loup (Bélgica), do elenco fazem ainda parte Jaqueline Corado, Ester Catalão, Duarte Pina, Arthur Brigas e Catherine Salée.
A história do filme leva-nos até uma aldeia em Trás-os-Montes, no mês de agosto, numa altura em que os emigrantes chegam de férias. Salomé, uma miúda de nove anos, adora a sua velha avó portuguesa com quem desde sempre passa as férias de verão. Até que uma noite assiste, impotente e sem compreender o que aconteceu, à sua morte, de que se culpabiliza.
Enquanto a mãe chega de urgência de França, e com os tios organiza o funeral, Salomé é possuída por uma força incontrolável e quase mata a vizinha da sua avó, que suspeita tê-la envenenado. Acusada pelas gentes da aldeia de bruxaria, a miúda desconfia que foi possuída pelo espírito da sua avó, que através dela quer fazer o seu ajuste de contas. Ao mesmo tempo que procura desembaraçar-se dessa tarefa, Salomé toma consciência da herança que lhe foi deixada pela avó…
Assista ao trailer e não perca a estreia de “Alma Viva” na RTP1.