Exibida em estreia mundial no Festival de Veneza, onde recolheu os aplausos da crítica, a minissérie “Sangue e Dinheiro” (D’argent et de Sang), vai chegar agora à televisão portuguesa. A estreia é já esta terça-feira, 2 de abril, às 22:10h, em exclusivo no TVCine Edition.
A aclamada minissérie, inspirada no escândalo das Taxas de Carbono, é uma adaptação do livro homónimo do jornalista Fabrice Arfi, publicado em 2018, que explora a verdadeira história daquela que foi apelidada de “a fraude do século” pelos media franceses.
“Sangue e Dinheiro” marca a primeira incursão em TV do ator Vincent Lindon (Com Amor e com Raiva) e do realizador Xavier Giannoli (Ilusões Perdidas), que quis aqui criar um “thriller criminal cinemático” para retratar um dos casos franceses mais falados das últimas décadas.
A ação leva-nos para Paris, em 2009, onde milhares de milhões estão a ser desperdiçados no novo mercado de “quotas de carbono”, inventado para combater a poluição. Um bando de pequenos vigaristas de Belleville associa-se a um comerciante da classe alta para levar a cabo uma burla épica.
Simon Weynachter, diretor do Serviço Nacional das Alfândegas Judiciais, descobre a fraude, aparentemente vulgar em matéria de IVA, mas o que acaba por encontrar é a “burla do século”: um esquema fraudulento no mercado europeu de licenças de emissão de carbono que lesou o Estado francês em 283 milhões de euros.
Para além do veterano Lindon, Niels Schneider, Ramzy Bédia, David Ayala, Olga Kurylenko, Judith Chemla e André Marcon integram o elenco desta grande produção Studio Canal, que mostra o que acontece quando o capitalismo de casino choca de frente com a política e quando as paixões humanas vão muito para além da simples ganância.
“Sangue e Dinheiro” é uma “epopeia da máfia do carbono” repleta de ação, excessos e alta tensão, composta por 12 episódios, para acompanhar às terças-feiras, no mesmo horário, no TVCine Edition.